quinta-feira, setembro 28, 2006

AMIGA E HERMANA SESIMBRA

Photobucket - Video and Image Hosting

Li com atenção o post "Hermana Sesimbra" no Blog sesimbrense Sopa de Pelim.
Não fiz qualquer comentário ao referido post no local indicado para o efeito, porque achei que deveria ser no meu espaço que estava mais à vontade para isso.
Relativamente à primeira parte, totalmente de acordo. De facto só se pode misturar massagens com 4x4 e surf com mostras de produtos tradicionais a "turistas" improvisados...!!!!!!
Só quem não tem noção nenhuma de Turismo, Operações de Turismo e Técnicas de Turismo é que pode fazer tal "caldeirada". Mas também não se pode exigir mais...
As voltas que o José Pinto Brás já deve ter dado naquele túmulo...!! Andou esse Sesimbrense a correr mundo e a dar a conhecer Sesimbra ao verdadeiro turismo de qualidade, para agora estes "espertalhões" que o sanearam e lhe destruiram o património (Hotel Espadarte), apesar das homenagens que hoje em dia cínicamente lhe fazem, proclamarem que é com massagens e surf, entre outras alarvices, que vamos promover Sesimbra nacional e internacionalmente (Senhor da Chagas, não fujas...).
Quanto ao resto já cheguei à conclusão de que de facto, nos próximos tempos, é mesmo com a Estremadura espanhola que temos de viver, custe o que custar, não há outra hipótese e julgo que essa é bem boa.
Os espanhóis que vemos em Sesimbra durante o ano, gastam dinheiro, consomem, convivem com com os sesimbrenses, são bem tratados e voltam na primeira oportunidade, o que em muitos casos é no mês seguinte, quando não nos próximos 15 dias. São os de Badajoz, Mérida, os que na maioria dos casos assim agem.
Foi com esses que, ao contrário do que nos possam dizer, os hotéis de Sesimbra tiveram ocupação a sério durante o mês de Setembro.
É com esses espanhóis que os hotéis de Sesimbra vão viver o Inverno.
Antes quero um espanhol num hotel com dormida e pequeno almoço, mas a gastar dinheiro na Vila, do que um "turista de qualidade" em pensão completa (o que lhe fica quase pelo mesmo preço), sem gastar um cêntimo no comércio local !!!!
Afinal Badajoz não é assim tão longe, ou estão com medo de não se fazerem entender em português, ou de não entender castelhano?
Ponha-se os olhos em Benidorm e eu estou à vontade porque já não vou para essas bandas, fiquei farto, esses não têm problemas nenhum em abraçar o turismo da classe média, média-baixa, no fundo são esses que quando vão é para gastar, para comer, beber, comprar "recuerdos", divertirem-se localmente.
Senhores do poder local, promovam Sesimbra em Portugal e em Espanha, são os portugueses e os espanhóis os que de facto podem criar mais riqueza em Sesimbra.
Se estão à espera de ricalhaços para deixar dinheiro no comércio local, estão enganados. A alemã (lembram-se?), já deve ter morrido...
A não ser que estejam à espera de russos...mas esses já escolheram outras paragens.
Quanto aos comerciantes, considero que muitos têm qualidade, apesar dos preços proíbitivos que alguns ainda teimam em praticar. Existem em Sesimbra restaurantes para todos os gostos e bolsas. Ainda não chegaram à ementa única para todos, do tipo bifanas, hamburgueres, filetes e pouco mais.
Sesimbra e o conjunto de praias do Distrito de Setúbal são de facto as praias que se encontram em melhores condições para servir o turismo proveniente da Estremadura espanhola, da mesma maneira que a costa entre Ayamonte e Málaga servem os habitantes de Sevilha.
Para finalizar, só espero que alguém em Benidorm não se lembre de rejeitar o largo número de pexitos que com as suas famílias todos os anos visitam e fazem por lá as férias possíveis que aindam vão podendo.
Espero que este meu post tenha contribuído para uma saudável troca de opiniões e formas de ver o desenvolvimento da nossa terra, Sesimbra. Assim o desejo.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?